
Notícias Contábeis
- Início
- Notícias Contábeis
Sustentabilidade e economia: mercado livre de energia é alternativa de redução de custos para pequenos negócios

As micro e pequenas empresas explicam parte significativa do crescimento do Mercado Livre de Energia Elétrica – ou Ambiente de Contratação Livre (ACL), como é oficialmente denominado. Somente em 2024, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), mais de 26,8 mil novos consumidores passaram a estar conectados à rede de alta tensão.
O número representa um crescimento de 263% no setor em comparação ao ano anterior. Os segmentos que mais aderiram foram do comércio e de serviços. Nos dois primeiros meses deste ano, cerca de 5,4 mil migrações foram realizadas (alta de 41%).
A alta se deve à abertura do mercado implementada no início de 2024 (Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia), que possibilitou que os consumidores de alta tensão ou superior a 2,3kW (com despesas acima de R$ 10 mil) pudessem escolher de qual fornecedor desejam comprar energia. De acordo com o setor, a economia varia entre 20% e 35% nos novos contratos de compra.
Essa migração para o Mercado Livre de Energia é uma decisão que precisa ser muito bem pensada. O Sebrae oferece a jornada custo, consumo, geração e descarbonização, pois existem várias formas de reduzir custo, consumo, para poder acessar a geração de energia, seja com a geração própria ou a geração de terceiros. A decisão deve ser tomada com base na sua realidade.
Juliana Borges, analista de Competitividade da Indústria do Sebrae.
A analista aponta que a gestão energética do pequeno negócio possibilita resultados como a redução de custos, o aumento da competitividade e a diminuição dos impactos negativos sobre o clima. “Temos um potencial de 44% de capacidade de redução do custo de energia para os pequenos negócios que migram para o mercado livre (consumidores do Grupo A). Já para quem vai gerar a própria energia, o potencial de economia é de 80%, mas é necessário investir na aquisição de placas solares e ter espaço para instalação”, comenta.
Ainda segundo Juliana há também a opção de “assinatura de energia” que pode proporcionar até 24% de economia. “Tudo depende do perfil da empresa. Por isso, o Sebrae assistiu – só em 2024 – mais de 900 pequenos negócios nessa decisão”, complementa.
Capacitação
A Jornada Custo, Consumo & Geração oferece, gratuitamente, atendimento para os pequenos negócios interessados em conhecer seu perfil energético, receber análise da fatura, fazer inventário energético, entre outras ações estruturadas para que o empresário saiba tomar a decisão mais adequada quanto à gestão energética. A Jornada mapeia quatro oportunidades de acordo com cada realidade: adesão à Tarifa Branca, Assinatura de Energia, Mercado Livre de Energia ou Geração Própria (que requer investimento em placas solares).
Fonte: Agência Sebrae


MDIC anuncia retorno de seguro pós-embarque para MPMEs exportadoras
Ler mais
Instituições obrigadas a aderir ao Open Finance terão até dia 1º de julho para se adequar
Ler mais